-->

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Início

Cada emulador ou flashcard salva seu progresso no jogo de um jeito diferente,porém tem alguns padrões entre os saves mesmo sendo eles de consoles diferentes,em especial os portáteis da Nintendo tem maneiras de salvar semelhantes.
Na maioria os saves funcionam da seguinte forma:

Terminam com a extensão .SAV .
É preciso o arquivo de save e o arquivo de rom esteja com nome igual.Ex: Jogo- ´´pokemon_fire_red.gba``,Save:´´pokemon_fire_red.sav .

Desse jeito a maioria dos sistemas que utilizam saves ,funciona apenas se o jogo e o arquivo de save estiverem com o mesmo nome e na mesma pasta.

Há exceções, mas na maioria é assim.

ATENÇÃO:
1.Salve sempre pelo menu do jogo,e nunca pelo emulador(save state),pois salvando por ele ,apenas o próprio emulador que gerou o save irá reconhece-lo,para criar um arquivo .sav válido salve pelo jogo!

2.Se o save não funcionar mude as configurações de save em:
-No VBA:Option>Emulator >Save Type > Flash 128 Kb
-No MyBoy : Settings>Advanced>Cartridge save type>Flash 128K.





Nintendo DS

  • Desmume

O Desmume utiliza a extensão .dsv para salvar,tem duas maneiras de carregar os saves pelo Desmume: 

1)Carregar o arquivo . sav pelo menu: Abra o jogo depois vá em File>Import Backup Memory.De ok e de CTRL+R para resetar o jogo ou vá em Emulation>Reset.Nesse caso o arquivo tem que estar em .sav não em .dsv como o Desmume usa.

2)Colocar o save diretamente na pasta de saves do Desmume.Para saber onde o Desmume salva os saves e so ir em:Config >Patch Settings.Na página que abrir mostrara em SaveRam onde são salvos os arquivos de saves,você também pode mudar o destino.
Agora é só pegar o arquivo .sav,renomear a extensão para .dsv e copiar para a pasta onde o Desmume guarda os saves,e nomear o save com o mesmo nome da rom ou vice-versa. 





  • No$GBA

Apenas mova o arquivo .sav para a pasta Baterry do No$GBA,os dois arquivos tanto de save tanto de jogo tem que ter o mesmo nome.Ex: pokemonplatinum.nds - pokemonplatinum.sav .

Drastic DS Emulator(Android)


-Para usar seu save de emulador ou flash card,basta colocar seu arquivo de save na pasta >Memória interna>Drastic>Backup.Nesta pasta coloque o arquivo de save,se ele estiver em .sav mude para .dsv,lembrando que o nome do save deve ser o mesmo do jogo.


  • Outros

Flash cards:Já testei saves nos flashcards Acekard 2 i e R4I 3D,e  funcionaram apenas colocando jogo+save na mesma pasta com o mesmo nome.

Existe um conversor de saves de NDS para vários formatos:http://www.shunyweb.info/convert.php



Como usar: 
-Clique em selecionar arquivo,escolha o save que quer converter.
-Em  Source format escolha o formato que o save esta(se for de emulador será No$GBA (.sav). 
-Em Target format escolha o formato para qual vai converter. 
-Clique em Convert e salve o arquivo onde quiser(se o botão de convert não aparecer clique no espaço branco acima de Shunyweb.info . 

 GBA/GB/GBC 

  • Visual Boy Advanced

Pra este emulador:Abra o jogo,vá em File>Import>Baterry file , abra o save,de ok ,pronto irá iniciar o jogo já com o save.





  • Android

Emuladores de GBA/GBC(Gameboid,MyBoy,My OldBoy,...):Padrão,coloque o arquivo de save em .sav com o mesmo nome da rom/jogo que está em .gba ou .zip .

John GBA Emulator: Coloque o save na pasta Memória interna[sd0,Sdcard0,etc]>Johnemulators>GBA>save. Coloque o save com o mesmo nome do jogo ,o save deve estar em .sav ,e a rom em .gba ou .zip,lembre de apagar qualquer informação sobre saves anteriores.


Drastic DS Emulator:Basta colocar seu arquivo de save na pasta >Memória interna(sd0,sd card 0)>Drastic>Backup.Nesta pasta coloque o arquivo de save,se ele estiver em .sav mude para .dsv,lembrando que o nome do save deve ser o mesmo do jogo.




Página com os emuladores para download.




tags:como usar saves no vba desmume nosgba , tutorial carregar saves ,abrir saves vba , passando saves do desmume para o flashcard acekard 2i r4 r4i r4i 3d , importando e exportando saves vba .

115 comentários:

  1. Como muda sav para DSV e só mudar o nome Savé para DSV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O só renomear o arquivo para .dsv no final do mesmo

      Excluir
  2. Baixei a sav do Firefox red só que eu não consigo usar ela no meu emulador John gba para Android

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem q colocar na mesma pasta do jogo e com o mesmo nome

      Excluir
    2. mais em que pasta esta o jogo pelo celular

      Excluir
    3. o jogo ta na pasta de downloads pra min ai eu baixei a save e coloquei la em downloads com o nome do jogo,o jogo e Pokemon+Fire+Red+BR.zip ai eu coloquei a sav em Pokemon+Fire+Red+BR.sav ta certo ??

      Excluir
    4. Foi mal,esse emulador é diferente, os cara querem inventar a roda,enfim
      tem que ir primeiro na memoria interna[sd0,sdcard0,etc],ir na pasta Johnemulators>GBA>save> ai copia o arquivo .sav do mesmo nome que o jogo,não pode ter nemhuma informação do jgo,se nao pegar apaga essa pasta que eu te falei e abre o emulador ,fexa e depois tenta de novo

      Excluir
  3. Otimo tuturial,eu nao fazia ideia que o Drastic salva como dsv,vlw

    ResponderExcluir
  4. Estava jogando no meu ds e tem uma parte no jogo que preciso usar o botão R e L,pensei em ir pro emulador e executar o save do jogo e continuar aquela parte,fiz tudo que pediu no tutorial e não deu certo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do que VC ta falando ?Que parte ?Fica em que local ,a que posição do jogo ?E qual jogo está falando ?

      Excluir
  5. como eu coloco meu save no My Boy 1.6.2?

    ResponderExcluir
  6. tipo eu coloco la dentro certinho, ai eu tenho que dar Load, dentro do aplicativo My Boy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer o que ta escrito e iniciar o save pelo próprio jogo

      Excluir
  7. como eu coloco uma nova rom sem perder meu save?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só renomear a rim secundária com nome diferentes da sua ROM principal

      Excluir
  8. eu copio o save do drastric (pasta backup do celular) ele vem em dsv, renomeio para .sav mas quando eu dou import no desmune ele não usa meu save, o jogo simplesmente roda normal, voce pode me ajudar a arrumar isso? eu to copiando do lugar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá salvando pelo jogo? Abrindo o ,menu do jogo com X e salvando em SAVE? Se for save state não vai dar,tem que ser pelo jogo

      Excluir
  9. não consigo colocar meu save do drastic no desmune, como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só pegar seu save nas pasta do Drastic que eu informei no post em .DSV ,botar no PC ,renomear pra .sav ,ir no desmume abrir o jogo e ir em file>import baterry e escolher seu sav
      Lembrando que VC deve salvar pelo menu do jogo antes disso ,não é save state do emulador

      Excluir
  10. ae cara eu to preso numa fase do heart gold ( no android , drastric ) , que so passa se usar a canetinha , no caso no emulador n tem como usar por que é no android , eu quero passar o save pro desmune e usar o mouse pra passar do puzzle , como faz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo é só tocar o touch com o dedo
      Mas se não da muito certo ,existem canetas pra Android
      Mas se quer passar seu save mesmo assim ,expliquei isso no comentário acima

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. então cara, eu fiz oq disse ai, peguei o save do drastic do meu celular .dsv e mudei ele pra .sav dps importei backup memory, mas diz assim "Os dados salvos estão corrompidos. Os dados foram apagados'' e ele reinicia o jogo, se eu tento de outra forma, mudando pra .dst ou tentando usar .dsv msm n consigo, ele simplesmente n reconhece, é como se eu n tivesse feito nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li seus outros comentários, e o que vc diz sobre salvar pelo menu do jogo, é salvar sem o save do emulador, só no próprio jogo ? pq tentei mt coisa e nada deu certo

      Excluir
    2. amigo esquece o save do emulador,só o proprio emulador que criou o save reconhece ele
      .dst é save state ,nao vai funcionar

      Tem q salvar pelo próprio menu do jogo

      Excluir
  13. o meu nao deu certo, noa consegui passa o do gba do android pro pc. me ajuda ai vei. me me chama no face ou skype q eh mais rapido. juliomanchazul19anos@hotmail.com
    Julio Pond

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salvar pelo jogo amigo,no vba so da file>import e escolher o arquivo .sav que vc tirou do seu celular,mas vc tem q ter savo pelo jogo
      Se quiser meu face abaixo
      https://www.facebook.com/lukas.zehon

      Excluir
  14. Cara eu não consegui du coloquei lá o save do pokémon white na pasta backup do drastic e não foi eu TB coloquei com o .DSV pfv me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se esta salvando corretamente pelo jogo e nao pelo emulador

      Excluir
  15. No meu gba nao to conseguindo eu fiz pq vc falo mas nao deu me ajuda ae lukas(meu gba eh de android)

    ResponderExcluir
  16. Putz, muito obrigado! Valeu mesmo! Vocês salvaram mais de 100 pokémons meus!

    ResponderExcluir
  17. Eu acho q fui o unico q n entendeu nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga a parte q não entendeu ...

      Excluir
    2. eu sou o mesmo so q em outra conta eu pego o salve e levo para a pasta do game neste casa pokemon esmerald traduzido pra portugues brasil quando vou abrir continua as mesmas coisas

      Excluir
    3. Tem que colocar o save com o mesmo nome da rom

      Excluir
    4. como assimo eu boto o nome do save de pokemon esmerald?

      Excluir
    5. vou falar oq eu estou fazendo eu estou usando o rar ou winrar no celular para botar a pasta do save dentro da pasta do pokemon esmeralda ai dps disso eu vou no my boy clico no poke esmeralda e fica sem save so aparece new game e opçoes

      Excluir
    6. Desse jeito q ta fazendo não vai funcionar ,no tutorial não fala que apenas colocar o save na pasta do jogo e fazer mais nada ,fará o save funcionar

      Além disso tem q deixar o nome do save com o mesmo nome do jogo

      Exemplo : se o jogo é emerald.zip o save tem q ser emerald.sav

      Use um gerenciador de arquivos que facilita a operação ,tipo o es explorer

      Excluir
    7. acho que entendi eu vou mover o save para a pasta de save do my boy e dps disso eu mudo o nome no casa seria esmeralda(BR).sav estou certo?

      Excluir
    8. Cara tava rodando tudo de boa fui almoçar e salvei quando eu fui rejogar disse q o jogo salvo foi corrompido

      Excluir
    9. Q emulador e jogo ?Veja se as configurações de save estão em flash 128k

      Excluir
    10. e so uma duvida onde fica as configuraçoes de save no my boy?

      Excluir
    11. settings>advanced>save type

      se nao der certo coloque 64k ou repita o processo

      Excluir
    12. n consegui ou eu sou muito burro ou e meu celular mas muito obrigado pela ajuda vou falar com meus amigos para visitarem o blog ja que eles gostam de pokemon assim como eu :D

      Excluir
  18. Lukas adorei o site mas uma pergunta
    Tenho um tablet qbex tx300 com o my boy ai segui os passos para colocar o Savé no lead green en inglês acontece que fica Pokemon LeafGreen(0).SAV.

    ResponderExcluir
  19. Cara mano pfv lukas eu renomeie tudo certo porém da arquivo apagado pela corrupção de danos vc não tem um tutorial em vídeo não,eu uso o my boy zerei,o pokemon super mega emerald ontem e quero jogar Pokemon Esmeralda com uma sabe daqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. renomeou o nome igual do save pro seu jogo?

      Excluir
    2. SS TUDO CERTO POKEMON1.ZIP POKEMON1.SAV

      Excluir
    3. Mas ta salvando pelo jogo ?Pelo menu só jogo ?

      Excluir
    4. Se não for tenta muda o save type de 128 k pra 64 e vice -versa

      Excluir
  20. o do myboy n ta funcionando ae renomeio para .st0 e ate aparese mas quando clico da erro

    ResponderExcluir
  21. Nao estou conseguindo. Segui todos os passos do Gba Emulator. Tentei varias vezes, mas apenas aperece nem game e options. (Emerald) n deveria aparecer load game tambem? O que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu só testei My Boy,Gameboid,John GBA, outros podem ser que salvem em outra pastaou de outra maneira,só posso dar suporte aos que eu testei e tenho certeza que funciona.

      Excluir
  22. Obrigado por responder. Eu estou usando o John Gba. Tentei inúmeras vezes mas apenas n da. N consigo fazer com q funcione. N sei o que estou fazendo de errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O save em questão que vc quer usar é daqui?Pq se for seu ou de algum amigo e bom lembrar que o arquivo .sav só é gerado corretamente quando o salvamento é feito pelo jogo
      Pode tentar tambem extrair a rom se estiver em .zip para .gba e mudar nas configurações o save type por 128k ou 64 k

      Excluir
  23. eu faço tudo, pego o sav renomeio para o mesmo nome da rom e não muda nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testei todos os saves do site amigo,veja se as configurações de saves estao em 64k ou 128k e mude-as

      Excluir
  24. gostei muito do site,eu me mate pra procura coisas jogos pokemon white 2 black 2,eu eu não consigui,mais esse site achei tudo que queria..parabens pelo site bom trabalho

    ResponderExcluir
  25. gostei do site amigo,
    to com uma baita duvida estou jogando o pokemon diamante no no$gba
    gostaria que vc me ajudasse a transferir pokemons de outros jogos no pal park ?

    ResponderExcluir
  26. O único emulador que tem suporte a palpark é o desnume

    ResponderExcluir
  27. Lukas,quando coloco no save do VisualBoy da a mensagem,mas quando clicko em OK continua no meu jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar baixar outro save

      Excluir
  28. Nao consegui usar um save, e no meu myboy sao poucos os jogos que vai, até agora o único que foi era o fire red, tentei por o emerald mas nao consegui,coloquei la na pasta save do myboy em .sav e na pasta de rom tava compactado em .zip com o arquivo .gba dentro, se puder me ajudar, vlw

    ResponderExcluir
  29. Tente mudar as configurações de save para 128 ou vice versa ,em configuração avançada ,e deix apenas o jogo na pasta

    ResponderExcluir
  30. Ola, uso o gameboid fiz como o tutorial e tentei abri o meu salve no visual boy advanced, mas nao deu certo, aparece somente o novo jogo, o o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer passar seu save do gameboid pró VBA ?

      Excluir
  31. Eai, Lukas .. parabéns pelo trabalho.
    Uso o My Boy, no android, baixei um save do pokemon sapphire, mas quando tento dar load, simplesmente não aparece. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  32. Meu Desmume não está importando o meu save do Drastic. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  33. Não consigo abrir o meu .sav do Vba no My Boy, segui as mesmas intruções. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  34. Eu colei o .sav na pasta save com o mesmo nome do rom mas mesmo assim não reconhece. Tentei fazer um novo .sav no jogo pra ver em que pasta ele estava colocando o .sav mas não achei. ò3ó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o jogo é fire red? tente trocar as configs de save de 128k pra 64 e vice-versa

      Excluir
  35. ola, boa noite ! galera estou com a seguinte situação. eu jogo pokémon black pelo drastic (android) ..fiz o save pela primeira vez.. e tal fechei o jogo..porem agora n consigo abri o mesmo.. como ja recomendado eu salvei pelo jogo mesmo.! como faço para abrir o jogo q eu salvei ?? me ajuudem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e só colocar load new game e escolher o jogo,ai vai aparecer seu save anterior

      Excluir
  36. como eu transfiro o save do desmume pro no$gba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só gerar um arquivo .sav no desmume,e colocar na pasta baterry do nosgba

      Excluir
    2. eu já fiz isso mas não deu certo

      Excluir
    3. ve se vc ta salvando pelo jogo mano,sempre fiz isso e deu certo =/

      Excluir
    4. agora deu certo mt obrigado

      Excluir
  37. Cara, alguém me ajuda por favor? Se puder é claro. Eu estava jogando pokemon Soul Silver pelo emulador Desmume e Salvei deboa, mas agora que fui abrir de novo a tela de cima fica preta, mas a de baixo fica normal. A tela de cima quando carrega o que esta salvo até aparece onde estava, mas logo em seguida fica preto. O que posso fazer? As configurações todas que está no site eu ja fiz, mas não deu resultado. Se puderem me ajudar eu agradeço. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no desmume vc deve salvar sempre pelo jogo, pois esse jogo da erro as vezes e o save state(o save feito pelo emulador e carregado f1) sempre falha depois de um tempo

      Excluir
  38. Pfv preciso muito da sua ajuda como eu faço para mover meu progresso do pokemon black 2 para meu outro drastic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas copiar a pasta do Drastic pro seu outro celular (memória interna )

      Excluir
  39. Não consigo carregar save algum nos emuladores do android, tanto no myboy quanto no Jonh, simplesmente não reconhecem o save, tentei utilizar um save do vba e um do No$GBA e fiquei frustrado, mesmo seguindo todos os passos foi inútil.
    Detalhe que os saves de ambos os emuladores do android geralmente tem o tamanho de 128kb, e os dos emuladores do windows tinham em média 5kb de tamanho

    ResponderExcluir
  40. Opa..muito bom o site. To tentando abrir o Save do Fire Red GBA no MyBoy, fiz exatamente como está no tutorial, coloquei na mesma pasta com mesmo nome, porém quando inicio o jogo, logo após o star dá a seguinte informaçao: "The save file has benn deleted..." mas, entro na pasta e o arquivo está lá. Estou usando a save que baixei aqui no site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente baixar outra rom,descompacta ela, muda as configurações de save para 128k

      Excluir
  41. Eu quero saber o seguinte estou jogando no Drastic e quero saber se eu comprar um Ds eu consigo jogar esse sabe no console ?

    ResponderExcluir
  42. Eaí vei, eu to com um problema aqui, tipo quando eu vou usar tm o meu poke fire red trava e simplesmente nao consigo fazer mais nada, só consigo voltar a jogar reiniciando o game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta usando versao br?viu se isso ta acontecendo com a versao ingles?

      Excluir
  43. Emerson sou grande fã seu
    Será que dá pra fazer br da franquia The Sims se puder agradeço obg �� fui

    ResponderExcluir
  44. COMO mandar um save de pokemon do emulador Drastic de celular para o PC bem quando eu tento o arquivo que eo save não aparece na pasta quando estou no pc mas no celular aparece em meus arquivos

    ResponderExcluir
  45. Cara me plz? Seguinte: baixei 3 versões de saves diferentes da mesmo para o fire red, movi os 3 para a pasta save do meu emulador (MyBoy), e não consigo jogar esses saves. Help me! kk

    ResponderExcluir
  46. Eu entro no pal park no heart Gold se eu fizer isso? Uso DraStic no Android

    ResponderExcluir
  47. Cara,quero passar um save meu do Desmume pro Drastic,porem meu Drastic é o para a versao 5.1 do android(Lolipop) entao nao consigo carregar saves.Eu faço o metodo do post mas o jogo inicia normalmente sem nenhum save.Me ajuda

    ResponderExcluir
  48. Cara eu to usando o No$gba porém eu salvo pelo jogo normal porém não aparece nenhuma pasta de .sav pra eu colocar no baterry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora apareceu e está na pasta baterry porém quando eu vou começar a tela fica toda preta e aparece que não está respondendo

      Excluir

Inscreva-se no canal!

Curta no Facebook

TOP 10 Populares